top of page
  • Writer's pictureMari Trezine

5 Passos para o Sucesso de sua Reforma

Para quem vem sentindo aquela vontade de dar uma repaginada em casa, no trabalho, ou faz tempo que está para realizar a reforma que seu imóvel tanto precisa, confira este passo-a-passo que vou compartilhar com vocês. Vamos iluminar o que é preciso saber para concretizar estes projetos?💡 Fiat lux: Passo 1 - Planejar a obra ou reforma Passo 2 - Contratar os projetos Passo 3 - Participar do processo de projeto Passo 4 - A escolha dos executores Passo 5 - Entender o processo de execução


Comece listando os objetivos a serem alcançados com esta repaginada ou reforma. Atender um maior número de pessoas naquele ambiente? Mais conforto para o momento de descanso? Maior praticidade para cumprir tarefas? É importante ter clareza do que quer alcançar para construírmos um plano juntos. Nele visualizamos e listamos todos os profissionais que passarão pelo projeto e pela execução da obra! Certamente é um alívio ter mais clareza de todo o processo e o bolso também agradece, porque assim é possível visualizar etapas de economias e investimentos.


A etapa do projeto é o coração de todo o processo, pois é o projeto que informa, especifica e quantifica o que precisa ser feito para concretizar a obra. Eu sei, agora parece que estou querendo vangloriar a arquiteta, mas na verdade quero mostrar a importância de contratar um projeto! Você sabia que um projeto que vai lhe informar tudo o que sua obra precisa custa somente em torno de 5 a 10% do valor da obra? O que?! É isso mesmo! Então vale muito a pena se organizar para reservar a quantia de investimento em projeto. E aí a mágica pode acontecer, porque uma obra sem projeto costuma gerar de 30 a 50% mais gastos que o previsto! A gente sabe que é isso que acontece, você vai gastando picado, uma coisa aqui, que puxa outra ali, e às vezes, no meio da obra, você se depara com o término de seus recurso$. Já uma obra com projeto, prevê e organiza tantos detalhes que o cliente acaba economizando ao fazer o investimento inicial em um projeto que mostrará com clareza como organizar as etapas e consequentemente os recursos à serem investidos. Muito amor pelos projetistas não é?!


Uma vez contratado o projeto, começa uma interação muito importante para alcançarmos como equipe o objetivo final, seja uma linda casa, um novo escritório para abrigar sua empresa, um consultório, etc. Então, algumas etapas do processo de projeto solicitam a participação do cliente, para avaliar desde os gostos pessoais até as necessidades funcionais para a rotina das pessoas que usufruirão desses espaços. Assim o projeto vai sendo modelado com todas as mãos. É um processo bastante interessante, porque paramos para refletir nossas intenções, necessidades e metas, como um processo de autoconhecimento.


Lembra que no Passo 1 falamos que, com a clareza do programa de necessidades, conseguimos listar os profissionais necessários para a execução? É agora que vamos falar do grupo que, na minha opinião, é o mais importante de todo o processo! E grifa isso com sua marca texto mais forte, não é brincadeira, pois é aqui que você depositará a maior parte de seus recurso$, e, o mais importante, sua confiança! Não é possível passar por um processo de obra ou reforma sem confiar nos profissionais que irão executá-la. E como confiamos? Sabendo de sua capacidade (habilidade e conhecimento técnico) e comprometimento (responsabilidade e respeito) para realizar o serviço. Para identificar um profissional ou uma equipe que você confie, você pode utilizar da tradicional recomendação, verificando outras obras de sucesso que aquela equipe realizou. Você também pode identificar um profissional comprometido e honesto quando ele te mostra de antemão possíveis problemas que possam acontecer e a experiência que ele já tem em resolvê-los. Essa equipe de execução deve ser sempre gerida por um profissional especializado em gestão de obra.


A obra vai começar! Acha que vai ficar só olhando? Aí é que vem um turbilhão de emoções! Antes mesmo da obra começar, se for uma reforma, será preciso empacotar tudo, separar o que é lixo, o que é doação, estudar para onde vão os móveis antigos, se serão doados ou remontados em outro local... é de novo um processo íntimo e de transformações. Com a obra começando nem sempre é fácil ver o espaço sendo "desmontado", "quebrado", ficando todo "sujo" e "vazio". É importante se preparar para encarar esta etapa visual não agradável, até que chegue a etapa linda igual a imagem em 3D. Lembre-se que tudo foi planejado em projeto, que o gestor de sua confiança está lá, e que estes dias ou meses em obra trarão anos de alegria neste novo espaço!


23 views0 comments

Opmerkingen


bottom of page